São José dos Campos/SP recebe certificação internacional pioneira para ‘Cidades Sustentáveis e Resilientes – ESG’

1763417242229

São José dos Campos/SP recebe certificação internacional pioneira para ‘Cidades Sustentáveis e Resilientes – ESG’. Tornou-se a primeira cidade certificada globalmente pela ISO – International Organization for Standardization 37125 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: Indicadores Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) para Cidades. É integrante do projeto IPT e FAPESP ‘CCD Cidades Carbono Neutro’ para neutralizar emissões. Segundo a prefeitura local, o objetivo é tornar-se “a primeira cidade carbono neutro do Brasil”.

A cerimônia de certificação transcorreu nesta segunda-feira, dia 17 de novembro, no painel ’From Local Action to Global Sustainability’, na COP30 Brazil em Belém do Pará.

Participaram do ato o prefeito da cidade Anderson Farias; o secretário de Urbanismo e Sustentabilidade do município, Marcelo Manara; o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Mario Muniz; o presidente do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, Jeferson Cheriegate; o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas), Mario William Esper; além do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – SP. Também participaram os pesquisadores Cecilia Matsumura e Leandro Gomes de Freitas, da unidade Núcleo de Sustentabilidade e Baixo Carbono do IPT (Nuscarbon).

O processo de certificação foi coordenado pelo PIT – Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, em parceria com a Prefeitura Municipal, e validado pela ABNT, marcando um passo importante na aplicação prática das normas ISO no contexto urbano brasileiro. O evento destacou a unidade entre inovação, administração pública e planejamento urbano para fortalecer a governança e promover cidades mais equitativas, sustentáveis e resilientes.

Para o prefeito “esta certificação pioneira reforça a liderança da cidade na integração dos princípios ESG na gestão urbana e no desenvolvimento sustentável, refletindo conquistas anteriores”. São José dos Campos será recertificada pela ABNT NBR ISO 37120, ABNT NBR ISO 37122 e ABNT NBR ISO 37123, que avaliam indicadores para Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes.

Fonte: https://www.linkedin.com/school/iptsp/posts/

Últimas notícias


Skip to content