Luciano Zanella – Wolney C. Alves
A água desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável da sociedade. O acesso à água potável e ao esgotamento sanitário foi declarado pela ONU como um Direito Humano, reforçando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 6, cuja meta é garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos. Além disso, para praticamente todos os outros 16 ODS pode ser feita alguma relação com a água, o que demonstra a importância e a preocupação atual com esse recurso.
Como a disponibilidade de água não é inesgotável e considerando os crescentes contextos de escassez, o uso eficiente da água deve sempre ser estimulado. Uma forma de promover o uso eficiente da água é a educação ambiental pela conscientização dos usuários quanto às estratégias de combate ao consumo excessivo e ao desperdício. Nesse sentido, busca-se mostrar que o uso da água de maneira eficiente colabora para a redução do volume total consumido, o que permite que as fontes de água existentes consigam servir a todos. É crucial que a população compreenda como se dá o consumo de água no dia-a-dia para que cada um possa praticar o consumo consciente da água. Esse conhecimento pode colaborar com a redução do consumo sem que as necessidades ditadas pela higiene e pelo conforto sejam prejudicadas. Nesse contexto, o IPT desenvolveu um aplicativo de simulação do consumo de água como uma estratégia educativa para auxiliar nessa conscientização.
A interface do aplicativo remete aos jogos eletrônicos de simulação de vida (Figura 1) e pode ser usada de maneira intuitiva, permitindo que pessoas sem formação técnica o operem. Foi desenvolvido para uso tanto em computadores pessoais quando em celulares o que facilita seu compartilhamento em comunidades e redes sociais. Permite, também, seu uso em colaboração a estratégias de gamificação com objetivos educacionais em escolas, por exemplo, para criar competições amigáveis ou desafios de economia de água, adoção de comportamentos mais sustentáveis e até fomentar o compartilhamento de dicas e experiências.
A finalidade didática e educativa foi priorizada em relação à precisão de cálculo possível, já que a quantidade de situações e variáveis envolvidas na previsão do consumo envolve complexidades técnicas e comportamentais, além de inúmeras configurações dos sistemas prediais de difícil incorporação ao modelo, especialmente quando destinado ao uso do público sem formação técnica. Não há a pretensão de substituir a contratação de um profissional habilitado que tenha competência para realizar a análise de forma mais detalhada e desenvolver o projeto do sistema.
A estimativa do consumo de água é baseada em informações fornecidas pelo usuário sobre a frequência e o tempo de uso da água para cada uma das atividades listada no aplicativo. Para o cálculo são consideradas vazões de referência associadas a cada ponto de consumo e as atividades usualmente realizadas em ambiente doméstico. As possibilidades de redução do consumo são apresentadas pela utilização de equipamentos economizadores e do uso de água de chuva.
A simulação permite que os usuários observem seu padrão de consumo de água e identifiquem, a partir dos hábitos de uso, atividades onde os gastos são mais significativos e, eventualmente, possam ser reduzidos. Também podem ser explorados e testados cenários alternativos de consumo de água, uma experimentação virtual, onde é possível ajustar variáveis como duração do banho, uso de descargas sanitárias, frequência de irrigação de jardins e volume de água utilizado em atividades diárias e entender como isso se reflete no consumo mensal de água.
A partir dos resultados obtidos com o aplicativo, o usuário pode
observar as quantidades estimadas de água para diferentes usos
como: higiene pessoal, limpeza, irrigação de jardins, etc. Mais importante que a precisão no cálculo do consumo, é a oportunidade de levar os usuários a se atentarem para seus hábitos de consumo de água como, por exemplo, prestar atenção ao tempo que mantém a torneira aberta durante a escovação de dentes ou lavagem de louças, e permitir que identifiquem usos específicos onde podem ser
adotadas práticas e tecnologias mais eficientes a partir da readequação de hábitos ou emprego de estratégias que permitam a redução de consumo.
A calculadora desenvolvida também permite a avaliação do resultado do uso de tecnologias e estratégias de conservação de água.
As informações sobre economia de água presentes na calculadora permitem que seja considerado na simulação o uso de aparelhos economizadores facilmente aplicáveis ao ambiente doméstico, como arejadores, pulverizadores e restritores de vazão, com o intuito de mostrar ao usuário que existem tecnologias simples que podem auxiliar na redução de consumo. É apresentado ao usuário, com finalidade didática e informativa, o consumo simulado inicialmente e o novo consumo de água após a aplicação dos equipamentos economizadores,
informando a economia potencial de água.
O entendimento da economia possível de água vai além do uso de equipamentos economizadores, pois o terceiro módulo presente no aplicativo permite simular economias de água quando se aproveita água de chuva em casas. A economia potencial resulta da substituição de parte da água potável utilizada para fins não potáveis por água de chuva (Figura 2).
O cenário de abastecimento complementar de água não potável aproveitando a água de chuva é construído com base nos dados anteriormente informados pelo usuário na etapa de consumo de água e em dados complementares sobre a casa, como a área
de telhado disponível para captação de chuvas, a capacidade de reservação de água de chuva pretendida e a localização da edificação. Com essas informações o aplicativo faz uma estimativa média mensal do aproveitamento potencial da água de chuva e do volume de água potável economizado.
A simulação do consumo de água é uma ferramenta que permite identificar oportunidades de economia e promover a mudança de
comportamento em relação ao consumo de água e que deve ser utilizada como um dos instrumentos para promoção da educação ambiental como forma de colaborar para a gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos.
O acesso à calculadora é aberto e gratuito e pode ser feito a partir de telefones celulares, tabletes e computadores a partir do endereço http://calculadoradeagua.ipt.br.