1º de dezembro foi dia de lançamento oficial do ‘São Paulo Sempre Alerta – Operação Chuvas 2025/2026’ pelo Governo do Estado de São Paulo, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes. O objetivo é tomar medidas para prevenir danos com o rigor climático da estação das chuvas, que começa em dezembro e vai até o final de março do próximo ano. As iniciativas incluem prevenção, monitoramento, ação integrada e tecnologia.
O governador Tarcisio Freitas destacou o papel do IPT em sua fala, após agradecer a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo pelo apoio no conhecimento técnico. “Sempre que temos problemas na área tecnológica recorremos ao IPT, é a primeira porta em que a gente bate pelas questões geológicas e geotécnicas. Agradeço ao diretor-presidente Anderson Correia, em nome do Instituto, pelos estudos e mapeamentos das áreas de risco que servem de balizamento para as prefeituras.”
O discurso do governador veio logo após a entrega de mapeamentos de áreas de risco para sete municípios do estado de São Paulo. Este ano já foram feitos mapeamentos de risco nas cidades paulistas de Agudos, Barrinha, Brodowski, Catanduva, Dois Córregos, Florínea, Garça, Indiana, Mirante do Paranapanema, Presidente Bernardes, Sabino, Teodoro Sampaio e Timburi.
Anderson Correia fez a entrega de mapeamentos a prefeitos e depois manifestou-se sobre a acolhida por parte do Governo do Estado. “O IPT é parceiro importante de governos estaduais e municipais, aproveito esta oportunidade para estender o agradecimento do governador a todas e todos pesquisadoras e pesquisadores do Instituto que fazem a diferença em todas as áreas em que atuamos.”
O coronel Henguel Ricardo Pereira, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, falou dos investimentos em proteção de pessoas. “O estado de São Paulo sofre com tempos extremos, granizo e ventos fortes, chega a dar saudade da ‘São Paulo da garoa’. Para enfrentar esses desafios, investimos em treinamento e equipamentos nos municípios, obras preventivas, caminhões-pipa e caminhonetes, sirenes e tecnologia de ponta. Temos 60% do estado mapeado, são 386 municípios e pretendemos chegar a 483.” André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, manifestou apoio à preparação dos municípios paulistas para enfrentar desafios do clima. “Estamos aumentando o orçamento para defesa civil para 2026.”
Fonte: https://www.linkedin.com/school/iptsp/posts/
